Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SportsNow

Um Blog diferente sobre o mundo desportivo! Com análises aos jogos, com crónicas sobre atualidade desportiva e com opinião própria.

Como o Newcastle Vai Ser um dos Clubes Mais Ricos do Mundo

08.10.21 | SportsNow

O Newcastle United nunca mais esquecerá o dia desta quinta-feira. O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita terá uma participação de 80 por cento no Newcastle, num acordo de aquisição de 300 milhões de libras. Um consórcio liderado pela Arábia Saudita, concluiu a aquisição do Newcastle United, encerrando os 14 anos de propriedade de Mike Ashley. 

newcastle united.jpg

O acordo para comprar o Newcastle tem sido repleto de controvérsias e obstáculos desde que Staveley manteve interesse em adquirir o clube há quatro anos. Disputas diplomáticas no Golfo, objeções baseadas no histórico de direitos humanos da Arábia Saudita e preocupações com a propriedade da Premier League têm sido questões dominantes até agora.

 

E agora, quem é o verdadeiro dono do St James Park?

newcastle-united-donos.jpg

Temos Yasir Al-Rumayyan, governador da PIF, como presidente não executivo do Newcastle United. Amanda Staveley, presidente-executiva da PCP Capital Partners, terá um lugar no conselho, enquanto Jamie Reuben também será diretor do clube, representando RB Sports & Media.

 

Será preocupante o histórico de direitos humanos da Arábia Saudita neste conjunto?

Uma pesquisa recente do Newcastle United Supporters Trust (NUST) mostrou que 93,8 por cento dos fãs queriam que a aquisição fosse aprovada. Isso não significa que não haja preocupações com questões de direitos humanos, mas os fãs estavam desesperados por mudanças depois de vários protestos e frustrações durante a era Mike Ashley.

Sacha Deshmukh, presidente-executivo da Amnistia Internacional, criticou a aquisição do Newcastle pelo Fundo de Investimento Público devido ao histórico de direitos humanos da Arábia Saudita e acusou a Premier League de abrir caminho para a chamada "lavagem desportiva".

 

Como será o futuro do Newcastle? Muito dinheiro é sinal de títulos?

Eles são agora muito ricos - é o Fundo Soberano de Riqueza da Arábia Saudita com uma participação de 80 por cento em Newcastle. É muito dinheiro e eles têm muito dinheiro para gastar. Obviamente, eles serão guiados pelo Fair Play Financeiro, mas PSG e City também o são e parece que à regras que não são para todos. Eles querem investir gradualmente nos próximos meses e anos. Há muita coisa que é preciso melhorar neste clube de futebol - a infraestrutura, o estádio, a academia - tudo isso precisa de investimento e acho que essa será uma das suas prioridades fundamentais. Mas para os adeptos, o que querem eles de imediato? - Simples, querem jogadores de renome e títulos atrás de títulos, querem estar no cimo da tabela e ser mais um "City ou Chelsea".

newcastle jogadores.jpg

Para tudo isso correr bem, uma das prioridades será manter o Newcastle na Premier League nesta temporada. Sem isso, a aquisição teria sido cancelada. Eles precisam do Newcastle na Premier League e neste momento ocupam a penúltima posição (19º) com apenas 3 pontos. É quase uma certeza que gastem dinheiro na janela de transferência de Janeiro, e alguns nomes já comecam a ser falados.

Amanda Staveley, já olha para o futuro e para os títulos: - "Sim, o nosso plano é conseguir o título num prazo de cinco/dez anos. Estamos orgulhosos de fazer parte da Premier League. É uma liga incrivelmente competitiva, que nós adoramos. O futebol da Premier League é o melhor do mundo, e o Newcastle United é a melhor equipa do mundo. Receber troféus significa paciência, investimento, tempo..."

  • Comparação com alguns dos clubes mais ricos...a diferença é praticamente abismal!

sportsnowp1t.jpg

Notas:

Por um lado, é muito bom que o Newcastle volte a ser um clube competitivo, um clube com alma e a almejar mais e melhor. Teve jogadores de renome nos anos 90 e até direito a um filme. O clube de 128 anos já venceu quatro vezes o campeonato inglês e seis vezes a Taça da Inglaterra. Porém, a última vez que levantou um troféu nacional foi em 1955. 

A verdade inquietante sobre isto tudo é que Mohammad bin Salman é acusado de mandar matar o jornalista Jamal Khashoggi, ex-colunista do New York Times, crítico do seu governo na Arábia Saudita. Khashoggi foi esquartejado em 2018 em Istambul, na Turquia. Segundo a CIA, a emboscada para a morte do jornalista foi armada pelo príncipe herdeiro.
Com tantas polémicas acerca da sua imagem, Mohammed bin Salman e o governo jogam esta cartada para limpar a imagem através do futebol.

O verdadeiro campeonato do mundo está em curso, chama-se Premier League. Há dez países diferentes representados nas diversas entidades que dominam o capital das 20 equipas que estão na atual divisão de topo do futebol inglês. Isto já é uma tradição! Não sei, se é mais amor ao clube se mais amor ao dinheiro!

- Os maiores clubes da Europa são propriedade de investidores estrangeiros. Ao longo dos próximos tempos é o que vai acontecer mais.

Por interesse, por extravagância ou simplesmente por estratégia!

 

 

Fontes: SkySports; As; Marca; Newcastle United;

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.